Instituto Pensar - Alcântara, no Maranhão, é primeira cidade a vacinar 100% dos adultos

Alcântara, no Maranhão, é primeira cidade a vacinar 100% dos adultos

por: Lucas Godois 


Foto: Governo do Maranhão

A cidade histórica de Alcântara, no Maranhão, conhecida por ter o maior número de quilombos do Brasil, se tornará nesta quarta-feira (16) a primeira cidade brasileira a vacinar 100% da população adulta contra o coronavírus. Os quilombolas são um dos grupos prioritários à vacinação.

Com cerca de 22 mil habitantes numa área de 1,4 km2, Ancântara fica na ilha do Livramento, a 30 km da capital maranhense, São Luís. O município conta com 204 comunidades de quilombos, onde vivem mais de três mil e trezentas famílias. A Secretaria de Saúde deslocou equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) para colaborarem no avanço da vacinação, são enfermeiros, aplicadores e digitadores.

governador do Maranhão, Flávio Dino (PcdoB-MA), participará do evento, que ocorrerá nesta quarta, às 16h, seguindo todos os protocolos sanitários.

"Garantimos o acesso de toda a população-alvo à 1ª dose da vacina. Seguimos lutando para avançar em todas as regiões, com os Arraiais da Vacinação e o trabalho conjunto com os municípios.?
Flávio Dino

A população de Alcântara sabe que a vacinação é a única maneira comprovadamente eficaz de combater a pandemia de Covid-19. Fátima Diniz, moradora da cidade há 40 anos, que já foi imunizada, destaca a felicidade de fazer parte da comunidade do primeiro município a vacinar toda a população.

"Essa felicidade que estou sentindo hoje, eu desejo para todo o povo brasileiro, e que todos os prefeitos e todos os governadores sigam esse exemplo que está acontecendo aqui em Alcântara e que façam também pela sua população o mesmo trabalho que está sendo realizado aqui.?
Fátima Diniz

Vacinação no Brasil

A passos lentos, com muitos esforços dos governadores, o Brasil vai vacinando a população prioritária, que tem mais risco de desenvolver sintomas graves da doença. Segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de saúde, 56 milhões pessoas receberam a primeira dose da vacina anticovid, isso representa 26,88% da população brasileira. Já a segunda dose foi aplicada em 23 milhões de pessoas, equivalente a 11,26% da população.

Os estados que estão com maior porcentagem de vacinação diante da população são: Mato Grosso do Sul, com 36,31% com a primeira dose e 13,91% com a segunda dose; Rio Grande do sul com 33,85% com a primeira e 14,3% com a segunda; e o Espirito Santo com 31,62% da primeira e 11,54% da segunda.

São Paulo e Santa Catarina também estão com 30% das populações vacinadas com a primeira dose. Lembrando que para a pessoa ser imunizada, com as vacinas disponíveis no Brasil, precisa-se das duas doses.

Números da Covid

O Brasil registrou nas últimas 24 horas, 2.760 mortes por Covid-19 e totalizou na terça-feira (15) 491.164 óbitos desde o início da pandemia. É o maior número de óbitos desde o dia 5 de maio. A média móvel chegou em 1.980, em comparação com os últimos 14 dias e a variação é de +6%.

88.992 casos foram confirmados no último dia e totalizou 17.543.853 pessoas que têm ou já tiveram o novo coronavírus. A média móvel nos últimos sete dias teve um aumento de 14%, foram 72.193 novos diagnósticos por dia.

Com informações da Agência Maranhão de Notícias e G1




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: